1ª Tessalonicenses

Autoria
 A igreja primitiva e os pais da igreja defenderam, desde os primórdios, a autoria paulina desta primeira carta aos tessalonicenses. Desde o ano 140 d.C., quando Marcião registrou em sua obra o fato de Paulo ter escrito à Igreja em Tessalônica, em sua estada em Corinto, até hoje, não houve muitas divergências quanto à autoria dessa carta, que é considerada, ao lado de Gálatas, a mais antiga epístola canônica de Paulo. Paulo, Silas e Timóteo chegaram pela primeira vez à cidade portuária de Tessalônica, durante a segunda grande viagem missionária (At 17.1-14). Depois de Filipos, foi Tessalônica o segundo lugar a onde o Evangelho chegou no continente europeu. Pelo fato de a mensagem e a pregação do apóstolo de Cristo ter contribuído para o esvaziamento da sinagoga da cidade, os judeus passaram a acusar Jasom, o hospedeiro de Paulo, de estar a abrigar traidores de César. Os governantes de Tessalônica usaram Jasom como refém para exigir que Paulo e os seus discípulos se retirassem da cidade. Assim que chegaram a Atenas, Paulo enviou Timóteo de volta a Tessalônica a fim de animar os crentes fiéis e enviar-lhe um relatório sobre o estado geral dos cristãos tessalonicenses (1ªTs 3.1-5). Mais tarde, Timóteo encontrou-se com Paulo em Corinto, onde foram escritas as duas cartas à Igreja em Tessalônica (3.6). Tudo indica que Paulo passou pouco tempo junto aos tessalonicenses nessa viagem. Alguns estudiosos afirmam que esse tempo não excedeu há um mês, pois somente três sábados são mencionados no livro de Atos dos apóstolos (At 17.2). Todavia, devido ao grande número de gentios, com certeza, o ministério de Paulo foi muito mais extenso naquele momento histórico (1ªTs 1.9). O relatório do jovem líder e fiel missionário Timóteo tranquilizou o coração do pai espiritual dos tessalonicenses, e lhe deu muitas razões para glorificar o nome do Senhor pela condição de boa saúde espiritual que a Igreja em Tessalônica demonstrava, apesar das perseguições e das pressões seculares e pagãs que rondavam a comunidade daqueles crentes.
Propósitos
A Igreja em Tessalônica foi fundada pelo apóstolo Paulo em sua segunda grande viagem missionária, e compunha-se de convertidos dentre os judeus e muitos gentios vindos do mais absoluto paganismo, entre os quais vários gregos, homens e mulheres da nobreza local (At 17.4). Considerando que Paulo tinha sido obrigado a partir abruptamente de Tessalônica (At 17.5-10), é fácil entender o quanto muitos novos crentes ficaram desnorteados (1.9). Portanto, o alvo principal do apóstolo nessa carta foi proporcionar encorajamento, especialmente a esses novos convertidos vindos do paganismo, a fim de que se mantivessem fiéis, mesmo em meio às mais severas provações e perseguições (3.3-5). Além disso, Paulo se preocupa em oferecer à Igreja uma boa instrução sobre como viver um estilo de vida piedoso (4.1-8), servindo diariamente ao Senhor com um coração sincero e dedicado (4.11,12). Paulo ainda é categórico quanto à salvação e o futuro eterno dos cristãos que morrem antes da segunda vinda gloriosa de Jesus Cristo (4.13,15). Por isso, Paulo dá ênfase à doutrina das últimas coisas (escatologia), e finaliza cada capítulo de 1 Tessalonicenses com uma referência clara a esse retorno do Senhor. No capítulo 4, o apóstolo é ainda mais esclarecedora esse respeito (1.9,10; 2.19,20; 3.13; 4.13-18; 5:23:24). As duas epístolas aos tessalonicenses são também chamadas de “as cartas escatológicas” de Paulo. As passagens-chave da primeira carta se referem ao arrebatamento da Igreja (4.13-18) e ao Dia do Senhor (5.11).
Data da primeira publicação
 A grande importância das cartas aos tessalonicenses não reside apenas no fato de figurarem entre as primeiras epístolas canônicas de autoria do apóstolo do Senhor e revelarem muito da sua vida e obra junto à Igreja, mas por conterem informações preciosas e seguras sobre o glorioso retorno de Cristo. Paulo produziu a sua primeira missiva à Igreja em, Tessalônica, no ano 51 d.C. A arqueologia moderna descobriu sólida confirmação dessa data ao encontrar o registro desse fato numa inscrição escavada na cidade de Delfos, na Grécia, que data o proconsulado de Gálio entre os anos de 51 e 52d.C. e, assim, coloca na mesma data a presença de Paulo em Corinto (At 18.12-17).
Esboço geral de 1ª Tessalonicenses
1. Ação de graças pelos cristãos em Tessalônica (1.2-4)
2. Provas da revelação e conversão a Cristo (1.5-10)
3. Paulo reafirma o caráter do seu ministério (2.1-12)
A. A sinceridade dos seus motivos mais íntimos (2.1-6)
B. A pureza das suas emoções (2.7,8)
C. A fidelidade de sua vida (2.9-12)
4. A recepção por parte da Igreja em Tessalônica (2.13-16)
A. A recepção da Palavra de Deus (2.13)
B. A perseguição por causa da Palavra (2.14-16)
5. Relacionamento de Paulo com a Igreja (2.17 – 3.13)
A. Os objetivos do apóstolo (2.17,18)
B. A missão do jovem líder Timóteo (3.1-10)
C. Oração pelo encontro com os irmãos (3.11-13)
6. Encorajamentos de Paulo aos tessalonicenses (4.1 – 5.22)
A. Quanto a uma vida bonita em Cristo (4.1-4)
B. O perigo de uma fé volúvel e impura (4.5-8)
C. A bênção de amar aos irmãos (4.9-12)
D. As consolações destinadas aos crentes (4.13-18)
E. O Dia do Senhor (5.1 11)
F. Como deve caminhar a Igreja (5.12-22)
7. Oração final, saudações e bênção apostólica (5.23-28).

Postagens Aleatórias